Abrir uma empresa em Vitória, no Espírito Santo, é o desejo de muitas pessoas. Porém, por falta de conhecimento ou apoio, muitos abandonam a ideia, ou então partem para a informalidade.
Em ambos os casos, não faça isso. Primeiro, se você deseja ser dono de seu próprio negócio, e se sente preparado para isso, siga em frente. No segundo caso, a informalidade nunca é a melhor solução. Inicialmente pode parecer que deixar de recolher impostos é uma vantagem, mas em médio tempo você verá que cometeu um terrível erro.
Para lhe ajudar a tornar esse sonho real, e saber como abrir uma empresa em Vitória, preparamos um artigo com algumas dicas. Confira!
Como abrir uma empresa
Todo negócio, não importa em qual área, requer planejamento. É ele que dirá se sua ideia poderá prosperar ou não. Abrir uma empresa sem saber onde chegar é sinônimo de fracasso. De acordo com o Sebrae, alguns passos precisam ser dados quando se fala em planejamento:
Saiba que negócio abrir
O primeiro passo é saber que negócio pretende abrir. Pode ser uma lanchonete, uma padaria, uma oficina mecânica, uma loja de roupas ou uma indústria. Não importa, ter em mente quais seus objetivos e que negócio deseja abrir é o primeiro passo.
Veja se você tem perfil
Definido qual será seu negócio, veja se você tem perfil. Por exemplo, abrir um restaurante requer dedicação do proprietário em horários diferenciados, como à noite e finais de semana. Uma padaria, requer que você levante cedinho para que tenha sempre pão fresco para seus clientes. Entenda qual seu negócio, quais as exigências, e se você tem tal perfil.
Pesquise sobre o negócio
O próximo passo é coletar informações sobre sua área de atuação. Para isso, reúna informações como:
- Mercado
- Finanças
- Marketing
- Localização do empreendimento
Organize-se
Com as informações, é hora de você criar seu plano de negócios e quais estratégias sua empresa terá para obter sucesso.
Você também precisará informações sobre:
- Fornecedores e os prazos de pagamento.
- Financiamentos e análise das necessidades.
- Qual o melhor financiamento para o seu negócio
- Que garantias a empresa deve apresentar para obter crédito
Coloque a mão na massa
Feito isso, é hora de abrir sua empresa em Vitória. Ao seguir os passos anteriores, você já estará muito melhor preparado para eventuais dificuldades iniciais e conseguirá às superar muito mais rapidamente.
Contrate um contador
O processo de abertura de uma empresa é marcado pela burocracia, seja em Vitória, seja em qualquer outro município brasileiro. Por isso, contar com um contador ao seu lado é uma excelente dica.
Ele vai lhe auxiliar a organizar toda a parte burocrática, definir o melhor regime tributário que sua empresa se enquadra, e fará a gestão contábil e fiscal do seu negócio. Além disso, tais profissionais já possuem a experiência necessária para abertura de empresas, conhecendo as particularidades de cada segmento, legislações e autorizações específicas.
Ou seja, abrir uma padaria é diferente do que abrir uma oficina mecânica. E abrir um consultório médico é diferente de uma lanchonete. Cada um tem suas particularidades, legislações e licenças, e o contador saberá resolver tais pendências mais rapidamente.
Leia também:::: Livros para empreendedores: 7 sugestões
Qual a documentação necessária?
Abrir uma empresa em Vitória também requer alguns documentos, entre os quais está o contrato social. Ele é como se fosse a certidão de nascimento da empresa, no qual estarão informações sobre sócios, ramo de atividade, modelo de funcionamento, regime tributário, entre outros.
Também é importante definir a natureza jurídica da sua empresa. É com base nela que será definida algumas questões. Entre as opções, estão:
- Microempreendedor individual (MEI)
- Empresário Individual
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)
- Sociedade Limitada Unipessoal
- Sociedade Limitada
- Sociedade Anônima
- Sociedade Simples (SS)
Cada uma possui uma característica própria, e o contador poderá lhe auxiliar nessa escolha.
Documentos necessários
Outro passo importante é organizar os documentos necessários. Como é possível ver na lista abaixo, a ajuda de um contador pode fazer toda a diferença. Em geral, você vai precisar:
Os documentos necessários são:
- RG, CPF, CNH ou outro compatível
- Endereço residencial
- Estado Civil dos sócios ou titular
- Profissão dos sócios ou titular
- Telefone dos sócios ou titular
- E-mail dos sócios ou titular
Os documentos da empresa serão:
- Endereço comercial da empresa
- Razão social da empresa
- Nome fantasia da empresa
- Atividades da empresa
- Capital social da empresa
- Participação de cada sócio na empresa
- Telefone de contato da empresa
- E-mail de contato da empresa
Viabilidade da empresa
Será necessário ainda solicitar a viabilidade da empresa na Junta Comercial. Além disso, é necessário:
- Solicitar DBE na Receita federal
- Pagar as taxas de abertura da empresa
- Iniciar processo digital
- Assinar documentos com certificado digital do CPF
- Protocolar documentos
Licenças necessárias
Além dos documentos citados, você também precisará de licenças, que variam conforme o ramo de atividade. Em geral, elas são:
- Licença ambiental
- Licença sanitária
- Vistoria dos Bombeiros
Abra sua empresa em Vitória
Como você viu, a burocracia envolvida no processo de abertura de uma empresa é grande, porém necessária. E apesar da longa lista, não há nenhum bicho de sete cabeças quando você está bem assessorado.
Aqui na Fortevix Contabilidade & Gestão somos especialistas na abertura de empresas. Nossos profissionais estão prontos para lhe ajudar em todo o processo, tornando tudo mais fácil, prático e rápido.
E enquanto nossa equipe se dedica a abertura da empresa, você pode cuidar de outros aspectos do seu futuro negócio. Então, agora que já sabe como abrir uma empresa em Vitória, conte com a Fortevix!