Como abrir uma empresa no Espírito Santo?

Abrir Empresa Em Espirito Santo - Forte VIX

Compartilhe nas redes!

Ter seu próprio negócio é o sonho de muita gente. E saber como abrir uma empresa no Espírito Santo pode ser meio caminho andado para tornar esse desejo em uma realidade. 

 

Afinal de contas, quem não deseja deixar a vida de CLT para trás, ou então formalizar seu negócio? Porém, como todo processo de abertura de empresa, é necessário estar atento à parte burocrática.

 

E a parte documental é de fundamental importância, como forma de garantir que você cumpra todos os requisitos e esteja regular perante os órgãos de fiscalização, sejam eles municipais, estaduais ou federais. 

 

Para explicar como abrir uma empresa no Espírito Santo, confira o artigo que preparamos para você!

 

Contrate um contador

O primeiro passo para quem quer abrir uma empresa é ter um contador. Tal profissional será o responsável em organizar toda a parte burocrática, definir o melhor regime tributário que sua empresa se enquadra, e garantir a gestão contábil e fiscal do novo negócio.

 

Em geral, tais profissionais já possuem toda a experiência para a abertura de empresa, conhecendo as particularidades de cada segmento, legislações e autorizações específicas. Por exemplo, um consultório médico tem exigências diferentes que uma lanchonete. Ou um prestador de serviços exige menos burocracia que uma farmácia.

 

Além disso, os contadores modernos já atuam como consultores do negócio, auxiliando o empresário em sua tomada de decisões, fornecendo informações mais assertivas e permitindo que qualquer correção de rota no negócio possa ser feita com antecedência, minimizando riscos e prejuízos.

 

Qual a documentação necessária?

Entre os documentos necessários para abrir uma empresa no Espírito Santo está o contrato social. É ele que deixa claro qual a cota de capital de cada sócio na empresa — se assim existir —, além de definir questões como atividades desenvolvidas, modelo de funcionamento e também regime tributário escolhido.

 

No contrato social constam ainda informações como nome da empresa e objeto social. Para que tenha validade legal, é necessário ainda que seja reconhecido em cartório. 

 

Natureza Jurídica do Negócio

Um ponto importante para quem deseja abrir uma empresa no Espírito Santo é definir a natureza jurídica do seu negócio. Ela será definida de acordo com a perspectiva de faturamento mensal, atividade que será exercida, se haverá sócios, entre outros.


Com base nessas informações, ela pode ser:

 

  • Microempreendedor individual (MEI)
  • Empresário Individual
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)
  • Sociedade Limitada Unipessoal
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade Anônima
  • Sociedade Simples (SS)

 

Cada uma tem suas características próprias e, com o auxílio de um contador, é possível tomar a melhor decisão. 

 

Faça uma consulta de viabilidade

Abra Sua Empresa No Espírito Santo - Forte VIX

Antes de fechar a locação de um imóvel, se este for o caso, o ideal é fazer uma consulta prévia na prefeitura da cidade escolhida. Como cada município possui suas regras em relação ao Plano Diretor, é preciso saber se a atividade que será desenvolvida é autorizada para aquela região. 

 

Alguns tipos de atividades não costumam ser autorizados em áreas residências, por exemplo. Por isso, a cidade é dividida em zonas, onde é permitida determinados tipos de atividade. 

 

Feito isso, o próximo passo é fazer o registro da empresa na Junta Comercial do Espírito Santo. É com base neste registro que sua empresa passa a existir, por meio da obtenção do CNPJ. Ele é pré-requisito para formalização de deve ser solicitado antes mesmo da elaboração do contrato social.

 

Na Prefeitura da cidade escolhida também é necessário dar entrada ao pedido de alvará de localização e funcionamento. Ele é o documento que permite que você possa desenvolver suas atividades em determinada região da cidade. Antes, porém, você precisa fazer a Análise Prévia da Viabilidade de Localização. 

 

Licenças necessárias

Além dos documentos citados, você também precisará de licenças, de acordo com o ramo de atividade de sua empresa. Elas podem ser municipais, estaduais ou federais, ou em alguns casos, dos três entes federativos.

 

As licenças mais comuns são:

 

Licença ambiental

Para empresas que exercem atividades na área industrial, mecânica, metalúrgica, têxtil, de calçados, química e agropecuária. 

 

Licença sanitária

Exigida para empresas do ramo de alimentação, cosméticos e de medicamentos.

 

Vistoria dos Bombeiros

A Licença é emitida pelo Corpo de Bombeiros e é exigida para qualquer empresa, não importando seu porte ou enquadramento.

 

Abra sua empresa no Espírito Santo

Apesar de toda a burocracia envolvida, a abertura do próprio negócio é uma grande realização para a maioria das pessoas. Porém, seguir os caminhos corretos é a melhor forma de evitar dores de cabeça futuras.

 

E aqui na Fortevix Contabilidade & Gestão você encontra profissionais prontos para lhe ajudar em todo o processo. Em relação ao passo a passo para a abertura da empresa, você pode contar com o apoio da nossa equipe, que cuidará de todo o processo e o manterá informado de tudo o que está ocorrendo. 

 

Assim você pode dedicar sua atenção ao seu negócio, enquanto nossos contadores cuidam da parte burocrática e você saberá exatamente quanto custa abrir uma empresa, sem qualquer surpresa. Então, agora que já sabe como abrir uma empresa no Espírito Santo, conte com a Fortevix para tornar seu sonho real!

 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

fortevix-quem-pode-ser-dependente-no-ir-2024

Quem pode ser dependente no IR 2024

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2024, vai até o dia 31 de maio, e com isso, muitas dúvidas começam a surgir, dentre elas a seguinte: “Quem pode ser dependente no IR?” Diante

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

O prazo para entrega de declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2024, iniciou no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio. Durante o período, a Receita Federal espera receber cerca de 43 milhões

O que muda quando o MEI migra para ME?

O que muda quando o MEI migra para ME?

O que muda quando o MEI migra para ME? Essa é uma dúvida muito comum entre os microempreendedores individuais que vão passar pelo processo de transição para ME. Sabendo disso, o time da Fortevix Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top