Como ser profissional PJ?

Compartilhe nas redes!

Como ser profissional PJ? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que buscam uma relação profissional mais flexível, sem horários fixos e remunerações mais atrativas.

A configuração do mercado de trabalho tem passado por grandes transformações nos últimos anos. Em meio a esse contexto, uma das modalidades que vem ganhando destaque é justamente a atuação como profissional PJ.

Diante disso, se você tem interesse ou curiosidade sobre o tema, acompanhe este artigo e entenda melhor o que é, quais são os benefícios e como se tornar um profissional PJ.

O que é um profissional PJ?

A denominação “PJ” refere-se à sigla de “Pessoa Jurídica”. Portanto, um profissional PJ é alguém que presta serviços por meio de uma empresa constituída em seu nome, ao invés de atuar como empregado CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Na prática, ao invés de receber um salário, cumprir horários rígidos e ter acesso aos direitos trabalhistas garantidos pela CLT, o profissional PJ é um prestador de serviços que trabalha com horários mais flexíveis, emite nota fiscal e recebe o valor acordado com o contratante.

Benefícios de ser profissional PJ

Ser um profissional PJ traz uma série de vantagens. Aqui estão algumas delas:

Remuneração Maior: Muitas vezes, as empresas oferecem remunerações mais atrativas para profissionais PJ em comparação com funcionários CLT.

Isso ocorre porque, ao contratar um PJ, a empresa economiza com encargos trabalhistas e benefícios, como FGTS, férias, 13º salário, entre outros.

Esta economia é frequentemente repassada ao profissional em forma de uma remuneração mais alta.

Maior flexibilidade de horários e liberdade: Uma das grandes vantagens de ser PJ é a autonomia. O profissional deve ter a liberdade de escolher seus horários de trabalho, desde que entregue os resultados esperados.

Na prática, isso costuma proporcionar maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que por sua vez, garante maior qualidade de vida.

Possibilidade de atender vários clientes: Como PJ, o profissional terá horários mais flexíveis e poderá organizar a sua agenda para atender diversas empresas.

Por sua vez, com um número maior de clientes, é possível conquistar rendimentos mensais maiores do que trabalhando como CLT.

Como ser profissional PJ?

Se você está considerando a possibilidade de se tornar um profissional PJ, aqui estão os passos básicos:

  • Contrate uma contabilidade: Ser PJ exige o cumprimento de obrigações contábeis e fiscais. Portanto, é muito importante contar com um bom contador para lhe auxiliar em processos como o cálculo de impostos e a emissão de notas fiscais.

 

  • Obtenção do CNPJ: Após contratar um contador, é necessário solicitar a emissão do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) junto à Receita Federal.

 

  • Emissão de notas fiscais: Através da sua empresa, você emitirá notas fiscais pelos serviços prestados. Esse processo é simples e pode ser feito online.

 

  • Pague os impostos: Com a ajuda do contador, você será o responsável por apurar e pagar os impostos referentes à sua atuação como PJ.

 

Se você deseja ser profissional PJ, o time da Fortevix Contabilidade pode lhe auxiliar. Abrimos o seu CNPJ em 3 dias úteis.

Para saber mais, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

fortevix-quem-pode-ser-dependente-no-ir-2024

Quem pode ser dependente no IR 2024

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2024, vai até o dia 31 de maio, e com isso, muitas dúvidas começam a surgir, dentre elas a seguinte: “Quem pode ser dependente no IR?” Diante

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

O prazo para entrega de declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2024, iniciou no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio. Durante o período, a Receita Federal espera receber cerca de 43 milhões

O que muda quando o MEI migra para ME?

O que muda quando o MEI migra para ME?

O que muda quando o MEI migra para ME? Essa é uma dúvida muito comum entre os microempreendedores individuais que vão passar pelo processo de transição para ME. Sabendo disso, o time da Fortevix Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top