Passo a passo para fazer o registro de um funcionário

Passo A Passo Para Fazer O Registro De Um Funcionário - Forte VIX

Compartilhe nas redes!

Para quem busca aumentar sua equipe ou está começando no empreendedorismo pode ter diversas dúvidas de alguns procedimentos empresariais. E uma destas dúvidas frequentes é de como registrar um funcionário. 

Até mesmo porque envolve diversas fases com documentos, exames admissionais, contratos, termos de responsabilidade e preenchimento da carteira de trabalho. 

Entretanto, as burocracias não precisam atrapalhar este processo. Pensando nisso, criamos este material completo com o passo a passo para fazer o registro de um funcionário. 

Boa leitura! 

1.Defina o tipo de contrato que regerá a relação de trabalho

A definição do tipo de contrato é um ponto essencial, com ele será possível dar início ao processo seletivo. 

Duas modalidades a serem escolhidas: 

Contrato de experiência: 

Neste caso, o funcionário é mantido por um tempo de experiência de 90 dias, com a possibilidade de ser prorrogado. Com o contrato de experiência, ele recebe o salário normalmente, mas não há garantia que ele permanecerá após este período. 

Quando o funcionário é liberado, após este período, ele tem direito a um quarto do 13º salário e o valor proporcional das férias. Entretanto, o contratante está desobrigado a realizar o pagamento de aviso prévio e da multa de 40% de FGTS por conta do desligamento. 

Contrato de trabalho:

Neste modelo, o contrato de experiência é transformado no de trabalho quando o empregador se sente satisfeito com os serviços prestados pelo empregado durante 30 a 90 dias iniciais. E a modificação é feita automaticamente. 

2. Solicite os documentos do contratado

Ao selecionar a pessoa que deseja contratar, alguns documentos devem ser solicitados para o procedimento de contratação, veja quais documentos solicitar: 

  • Carteira de trabalho, que deve permanecer com a empresa por até 48 horas. 
  • Certificado de alistamento militar, somente para trabalhadores do sexo masculino e com mais de 18 anos
  • Exame admissional, que analisará a compatibilidade da saúde do trabalhador em relação à função que exercerá
  • Certidão de nascimento ou casamento e declaração de dependentes. Essas informações devem ser destacadas para o imposto de renda e podem impactar em benefícios, como convênio médico e odontológico ou salário-família
  • Solicitação de vale-transporte, quando necessário, já que é preciso descontar até 6% do valor do salário do trabalhador, e obrigatoriamente fornecê-lo se o contratado precisar
  • Cópia do título de eleitor para empregados com mais de 18 anos
  • Cópia de RG e CPF
  • Cópia do comprovante de escolaridade
  • Inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)
  • Comprovante de residência
  • Foto 3×4 colorida.

3. Elabore o contrato

O contrato que sua empresa precisa desenvolver deve conter alguns dados muito importante, veja quais são: 

  • Informações de identificação de contratado e contratante
  • Benefícios do novo funcionário a partir de seu cargo e sindicato ao qual faz parte, observando a convenção coletiva da categoria, que determina diversos pontos importantes, como piso salarial, carga horária e demais quesitos.

O funcionário deve assinar os documentos de contrato, assim ele afirma estar de acordo com as especificações impostas pela empresa, bem como também o responsável pela empresa. 

A impressão deve ser feita com suas vias, para ambas as partes, seja o contratante e o contratado.

4. Preencha a carteira de trabalho

As informações que foram coletadas pela empresa devem ser registradas na carteira de trabalho, assim como os benefícios, que devem estar escritos na página de observações. 

O preenchimento é feito num prazo máximo de 48 horas, que é o prazo máximo que uma empresa pode manter estes documentos em posse. 

É recomendável pedir a assinatura do funcionário ao entregar e ao receber a carteira de trabalho. Assim, é possível evitar questionamentos e futuros problemas sobre a retenção de documentos. 

5. Elabore o acordo de banco de horas, caso exista

De acordo com a reforma trabalhista, é possível que as empresas implementem o banco de horas de forma unilateral, mas desde que haja o consentimento por escrito dos funcionários.

Caso em sua empresa o banco de horas seja aplicado, deve haver um documento assinado pelo colaborador e pelo responsável, com uma via para cada um. 

6. Realize o exame admissional

O exame admissional é uma etapa de suma importância para o início do trabalho. A avaliação precisa ser feita em uma empresa especializada e que possua o registro  Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para realizar este tipo de exame. 

Este procedimento pode ser cobrado do colaborador, bem como pode iniciar as atividades sem realizá-lo. 

Conte com a ajuda de um escritório contábil

Para registrar um novo empregado existem atividades que precisam de diversos documentos. Para que não haja erros, a melhor opção é contratar um escritório especializado e que tenha conhecimento das leis trabalhistas.  

Agora que você conhece as etapas da contratação de um novo funcionário, já é possível colocar em prática todos os passos. Caso ainda possua dúvidas, entre em contato com a Fortevix Contabilidade, estamos à disposição para ajudar a aumentar sua equipe de trabalho. 

Além disso, você pode conhecer mais sobre …. em nosso blog. Assim como outros estão disponíveis em nosso site. 

Assim como também, nossas redes sociais estão disponíveis com dicas, ideias, informações e muito mais sobre o mundo do empreendedorismo e da contabilidade, nos siga no facebook e no instagram

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

fortevix-quem-pode-ser-dependente-no-ir-2024

Quem pode ser dependente no IR 2024

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2024, vai até o dia 31 de maio, e com isso, muitas dúvidas começam a surgir, dentre elas a seguinte: “Quem pode ser dependente no IR?” Diante

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

O prazo para entrega de declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2024, iniciou no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio. Durante o período, a Receita Federal espera receber cerca de 43 milhões

O que muda quando o MEI migra para ME?

O que muda quando o MEI migra para ME?

O que muda quando o MEI migra para ME? Essa é uma dúvida muito comum entre os microempreendedores individuais que vão passar pelo processo de transição para ME. Sabendo disso, o time da Fortevix Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top