Muitas vezes um dono de um estabelecimento como um bar, não sabe como gerenciar em excelência o local, ou ainda, é uma pessoa que tem o sonho de abrir seu próprio negócio e almeja ter um bar, mas não sabe por onde começar.
Pensando nisso, reunimos 10 passos para gerenciar da melhor forma possível, veja o conteúdo completo que preparamos para você.
Boa leitura!
1 – Estude o seu mercado
Tenha a estrutura de seu negócio com uma base sólida. Conheça seu bar, mas também saiba quem são os seus concorrentes. Saiba o que há de novo, tendências e o que os seus clientes estão buscando.
Além disso, saiba porque seu cliente compra de você, quais os canais de venda interessa para sua empresa.
Não esqueça de saber quais recursos serão necessários para operar seu negócio com qualidade, se sua localização é favorável para atrair público, se é viável operar via internet e muitas outras coisas.
2 – Crie um plano de negócio para seu bar
Após estudar seu mercado, criar um plano de negócio para o seu bar é o segundo passo a ser tomado.
- Defina sua atividade chave, prepare e sirva aquilo que você propõe, por exemplo: iguarias, lanches, sanduíches, salgados, porções, bebidas. Aqui é importante definir que tipo de serviço você presta.
- Estabeleça quais são os principais recursos materiais e humanos necessários para operar seu negócio.
- Avalie os canais que irá trabalhar Exemplo: terá um estabelecimento com venda balcão ou vai inovar e implantar o atendimento delivery também? É possível unificar os dois para vender mais?
- Entenda sua estrutura de custos e otimize os gastos sem perder qualidade.
- Faça as seguintes perguntas: quais serão as fontes de receita? Como fazer dinheiro além da operação comum do meu bar?
- Inove na proposta de valor, ou seja, no que você se diferencia? Entenda o que a clientela espera.
3 – Estabeleça processos na gestão de seu bar
Se os processos não estiverem bem definidos em todas as áreas de sua empresa, não será possível gerenciar.
Elimine os processos antigos e automatize as operações, assim sua vida e as dos funcionários será facilitada.
Olhe para sua infraestrutura, estrutura de custos, seu atendimento, funcionários, serviços e produtos, sua atividade chave e tudo que norteia o negócio com uma perspectiva inovadora. Um bom começo é largar a comanda de papel e partir para a eletrônica.
4 – Desenvolva um bom produto e serviço em seu bar
Com um bom planejamento , será possível aprimorar produtos e serviços, entregando um diferencial no mercado.
Seja diferente de seus concorrentes, entregue mais do que o seu cliente está buscando.
5 – Fornecedores
Um ponto bem importante é ter sempre bom relacionamento com fornecedores e pensar na logística de entrega. Em estabelecimentos pequenos, podem buscar mercadorias com fornecedores diferentes por conta do preço.
O que não acaba favorecendo o relacionamento com os fornecedores, o que pode causar a perda de oportunidades futuras.
Além disso, você corre o risco do seu cliente não reconhecer seu produto porque a matéria prima mudou.
6 – Controle de caixa
Se você está pensando em abrir um negócio e vai ficar rico logo no início, está se enganando. É preciso ser realista com o tempo do seu trabalho, e é fundamental realizar o controle de caixa.
Preste atenção nas sazonalidades do seu negócio, já que o processo de faturamento não será linear.
7 – Conquiste seus clientes
Para conquistar seus clientes requer bom atendimento, o compromisso de entregar a melhor experiência, manter funcionários bem treinados e satisfeitos, oferecer um ambiente agradável, inovar e manter a qualidade nos seus produtos.
Com isso, fará com que os clientes fiquem apaixonados pelo seu estabelecimento.
8 – Funcionários bem treinados em seu bar
Um bom atendimento de seus funcionários bem treinados fará grande diferença no sucesso do seu estabelecimento. Veja fatores que comprometem a qualidade do atendimento:
- Falta de experiência na função e segmento
- Pouco comprometimento com a realização das atividades destinadas para a função
- Falta de formação mínima para operar a função
A responsabilidade de engajar e motivar os colaboradores é sua, assim você terá talentos que podem virar o seu braço direito da gestão do seu estabelecimento.
9 – Divulgue seu bar
Use as ferramentas disponíveis para divulgar o seu bar. Você pode usar as redes sociais como um canal gratuito para divulgar promoções, ações de fidelização, interagir com sua clientela e muito mais.
Além de parcerias e ligar o seu bar com grandes marcas e fornecedores.
10- Atenção a legislação fiscal e sanitária
Lembre-se que a fiscalização não é inimiga de seu bar! Ela servirá para que todos os estabelecimentos se empenhem em manter a qualidade nos processos e serviços.
Mantenha seu bar em dia com a emissão de notas fiscais de acordo com as exigências do seu estado.
Siga as normas de higiene e manipulação dos alimentos que for servir. Trabalhe com mercadoria fresca e de qualidade, de acordo com as exigências da vigilância sanitária.
Agora que você conheceu os 10 passos de como gerenciar um bar, é momento de colocar em prática. Para melhorar as práticas em seu negócio veja também nosso conteúdo em nosso blog, como por exemplo: Contabilidade Para Bares E Restaurantes: Tudo Que Você Precisa Saber
Fique atento às nossas redes sociais, no facebook e no instagram, estamos postando dicas e novidades do mundo do empreendedorismo.