Tipos de sociedades: qual escolher para a empresa?

Office - Forte VIX

Compartilhe nas redes!

Toda vez que alguém deseja abrir uma empresa em parceria com amigos ou conhecidos, surge a dúvida: quais os tipos de sociedades existem e em qual devo me enquadrar?

 

A dúvida é normal, afinal de contas há no Brasil nove tipos de sociedades. E cada uma tem suas características e potencialidades. A escolha por cada uma dependerá de diversos fatores, tais como capital envolvido, número de sócios, propósito, entre outros.

 

Para que você compreenda quais os tipos de sociedades, e como escolher o melhor modelo para sua empresa, confira o artigo que preparamos a seguir.

 

Quais os tipos de sociedades?

Como mencionamos, no Brasil há nove tipos de sociedades. Cada modelo tem suas especificidades e propósitos. Elas são:

 

#1. Sociedade Simples 

Uma Sociedade Simples é composta, em geral, por prestadores de serviço. Em geral, esse tipo de sociedade não necessita de registro de classe para ser formalizada e também não requer registro na Junta Comercial. A única exigência é o registro no Cartório e Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

 

#2. Sociedade Limitada

No caso da Sociedade Limitada envolve sócios que fizeram investimentos financeiros na empresa, não havendo limite para o quadro societário. É necessário ainda que um dos sócios assuma o papel de administrador, cuja função deverá constar no contrato social da empresa. A Sociedade Limitada deve ser registrada na Junta Comercial e sua razão social deve ter a sigla Ltda. 

 

#3. Sociedade em Nome Coletivo 

No modelo de Sociedade em Nome Coletivo todos os sócios respondem pelas dívidas da empresa. Ou seja, uma dívida da empresa impacta no patrimônio pessoal dos sócios. Além disso, de acordo com o artigo 1039 do Código Civil, apenas pessoas físicas devem compor a sociedade, e as responsabilidades coletivas serão limitadas no contrato social.

 

#4. Sociedade em Comandita Simples 

Na Sociedade em Comandita Simples os sócios são divididos em comanditários e comanditados. Nesse caso, os comanditários não integram o quadro administrativo da empresa, enquanto os comanditados sim. Essa diferença entre quem terá qual função deve estar descrita no contrato social.

 

#5. Sociedade Comandita por Ações

Na Sociedade Comandita por Ações, o capital social da empresa é dividido em cotas. E diferente de uma sociedade anônima, nesse modelo apenas os sócios administradores terão suas responsabilidades ilimitadas. Além disso, para que alguém deixe de ser sócio, é preciso que os demais integrantes da sociedade concordem.

 

#6. Sociedade Anônima 

A Sociedade Anônima é um dos modelos mais comuns no Brasil, e que pode ser constituído por duas ou mais pessoas com o objetivo de acumular capital. Além disso, o capital é dividido entre os sócios por meio de cotas, que poderão ser abertas e disponibilizadas na bolsa de valores, ou fechadas, ficando restritas. 

 

#7. Sociedade Cooperativa

A Sociedade Cooperativa pode ser formada por pessoas físicas, federações cooperativas e as confederações cooperativas. Até 2003, só era possível formar uma cooperativa com a reunião de ao menos 20 pessoas. Por meio da lei 10.406/2002, esse número mínimo  deixou de ser exigido.

 

#8. Sociedade em Conta de Participação

A Sociedade em Conta de Participação envolve duas ou mais pessoas, exigindo apenas que uma delas seja comerciante. Ela não registra registro de firma social e tem como objetivo apenas o lucro em alguma operação comercial específica. A vantagem desse modelo é a agilidade, já que não há burocracia envolvida e ela é formada apenas para algum propósito pontual e com um prazo específico para o fim da sociedade.

 

#9. Sociedade de Advogados

O modelo de Sociedade de Advogados, como o nome sugere, deve ser formada por advogados que estejam credenciados a exercer a profissão. É necessário ainda que o nome da sociedade faça referência a pelo menos um dos sócios.

 

Quais as vantagens e desvantagens da sociedade?

Ter sócios é um grande diferencial competitivo para quem deseja abrir um novo negócio. Ele permite que mais capital possa ser injetado para o início dos trabalhos, e permite que mais cabeças e braços colaborem para o surgimento da empresa. 

 

Porém, é importante saber que toda sociedade exige confiança e também precisa seguir uma série de regras para a formalização da empresa. Entre elas, está escolher um dos modelos acima descritos. Além disso, dependendo do modelo escolhido, a inserção de novos sócios é mais fácil. Porém, em outros modelos, isso é muito mais difícil. 

 

Entre as desvantagens da sociedade está também a escolha do modelo. Assim como ela permite que mais pessoas possam atuar pelo mesmo propósito, dependendo dos desdobramentos da empresa, uma sociedade precisará ser desfeita, o que requer uma enorme burocracia no processo. Por isso, em alguns momentos a escolha por modelos que não exigem sociedade para constituição da empresa pode ser uma boa opção.

 

Tenha apoio na decisão

Escolher entre os tipos de sociedades não é uma tarefa tão simples. O ideal é analisar todo o cenário, quem serão os sócios, qual o capital investido por cada um, e quais os objetivos da empresa. Com base nessas respostas, será possível determinar qual o melhor modelo a ser escolhido.

 

Também é aconselhável que os empreendedores que desejam montar uma sociedade busquem orientação técnica. Aqui na Fortevix Contabilidade & Gestão temos uma equipe técnica que pode lhe ajudar nessa decisão. Dessa forma, vocês já iniciam o novo empreendimento baseados sempre na melhor escolha.

 

Esperamos que tenham gostado do artigo sobre os tipos de sociedades. E caso precisem de ajuda na formalização do empreendimento, contem com a Fortevix! Nosso time de consultores está pronta para tornar seu sonho real!

 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

fortevix-quem-pode-ser-dependente-no-ir-2024

Quem pode ser dependente no IR 2024

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2024, vai até o dia 31 de maio, e com isso, muitas dúvidas começam a surgir, dentre elas a seguinte: “Quem pode ser dependente no IR?” Diante

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

O prazo para entrega de declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2024, iniciou no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio. Durante o período, a Receita Federal espera receber cerca de 43 milhões

O que muda quando o MEI migra para ME?

O que muda quando o MEI migra para ME?

O que muda quando o MEI migra para ME? Essa é uma dúvida muito comum entre os microempreendedores individuais que vão passar pelo processo de transição para ME. Sabendo disso, o time da Fortevix Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top