Dentista pode ser MEI? Essa é uma dúvida muito comum entre dentistas que sonham em abrir um CNPJ e prestar seus serviços como PJ (Pessoa Jurídica).
Sabendo disso, a Fortevix Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em saúde, decidiu preparar um artigo completo, onde você poderá tirar essa e outras dúvidas.
Vale a pena dentista abrir CNPJ?
Sim. Vale a pena dentista abrir CNPJ, por diversos motivos, dentre os quais, podemos destacar:
Economia no pagamento de impostos: Dentistas que decidem abrir CNPJ pagam menos impostos do que os colegas de profissão que prestam seus serviços como pessoa física.
Isso acontece, pois com um CNPJ, os dentistas podem recolher seus impostos no Simples Nacional com alíquota a partir de 6% ou no Lucro Presumido, com alíquota de no máximo 16,33%.
Enquanto isso, quem trabalha como pessoa física, fica sujeito ao recolhimento obrigatório de até 27,50% em imposto de renda sobre seus rendimentos mensais
Permissão para emitir notas fiscais: Não tenha dúvidas, vale a pena abrir CNPJ para dentista e outro benefício relacionado a essa decisão é a permissão para emitir notas fiscais.
Com autorização para emitir notas fiscais e um CNPJ, os dentistas podem prestar seus serviços para clínicas e empresas que exigem esse tipo de documento.
Acesso a conta bancária empresarial: Por fim, também vale destacar como um dos benefícios da abertura de CNPJ para dentistas, o acesso para abertura de conta bancária empresarial.
Como PJ, os dentistas podem abrir contas bancárias do tipo empresarial e ter acesso a linhas de crédito para investir em um consultório próprio, por exemplo, além de serviços especiais para o seu negócio.
Dentista pode ser MEI?
De acordo com a legislação em vigor, dentistas não podem ser MEI, pois a odontologia não faz parte do rol de atividades permitidas aos microempreendedores individuais.
Na prática, isso acontece, pois, o MEI foi criado para facilitar a formalização de atividades que até então funcionam na informalidade, ao contrário da odontologia que é uma profissão regulamentada por lei e fiscalizada por conselho de classe (CRO).
Sendo assim, o ideal é que dentistas que desejam abrir CNPJ, iniciem como Microempresa (ME), opção, que por sinal, também é muito interessante, e dentre outras coisas, permite o pagamento de impostos em guia única.
Como abrir CNPJ para dentista?
Agora que você já sabe que vale a pena abrir CNPJ, mas que dentista não pode ser MEI, confira no passo a passo abaixo, o jeito certo de abrir o seu CNPJ.
- Contrate uma contabilidade para dentistas;
- Separe os documentos como RG, CPF, CRO e comprovante de residência;
- Aguarde enquanto a contabilidade cuida da emissão do CNPJ, do Alvará de Funcionamento e outros itens importantes.
Assim que tudo estiver em ordem, registre sua PJ de odontologia no CRO e comece a exercer suas atividades como pessoa jurídica, aproveitando todos os benefícios da decisão.
Para saber mais e obter orientação especializada, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!